IMPRIMIR A+ A-

Sexta-Feira, 11/02/2016

Informações sobre o Estado do Ceará

O Estado do Ceará

O Estado do Ceará está localizado na região Nordeste do Brasil e possui uma área total de 148.886,308 km². Faz divisa, ao Norte, com o oceano Atlântico; ao Sul, com o estado de Pernambuco; a Leste, com os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba; e a Oeste, com o estado do Piauí. São 573 quilômetros de litoral. Assim, o estado do Ceará tem a quarta extensão territorial da região Nordeste e é o 17º entre os estados brasileiros em termos de superfície territorial.

No tocante a divisão político-administrativa, o Ceará é composto por 184 municípios e 20 Microrregiões Administrativas, destacando-se as Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, constituídas de 19 e 9 municípios respectivamente.

Localização Geográfica Estratégica

Fortaleza, a capital do Estado, é um portão internacional tanto aéreo quanto marítimo. O Ceará tem uma localização privilegiada; é um dos pontos do Brasil mais próximos da Europa, dos Estados Unidos e da África. Há calados para navios de grande porte nos dois importantes portos: Mucuripe (em Fortaleza) e o Pecém (no município de São Gonçalo do Amarante).

Mão de Obra Qualificada

O Ceará é um estado que oferece mão de obra extremamente qualificada para os mais variados segmentos do mercado, contemplando um grande número de cursos superiores de graduação e de graduação tecnológica na Capital e no Interior, principalmente na área de tecnologia, além dos cursos técnicos.

O Estado tem se destacado no cenário nacional pela grande capacidade de desenvolvimento e ampliação da política de Ensino Médio integrado à educação profissional. Em 2008, foram implantadas 25 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), que ofertavam, em 20 municípios, quatro cursos profissionais de nível técnico: Informática, Enfermagem, Guia de Turismo e Segurança do Trabalho.

Atualmente, constata-se uma expansão significativa em 2015: número de escolas ampliado de 25 para 112; o total de municípios contemplados passou de 20 para 88; e o total de cursos cresceram de 4 para 52.

Fonte: ADECE
Invista no Estado do Ceará Banco de Ideias Ajude o Ceará

Ir

2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados